Critérios de um bom Curso Teológico

Há uma proliferação de cursos teológicos no Brasil e também no Exterior. Ninguém mais nega a necessidade de fazer ou oferecer um curso bíblico-teológico. A questão hoje é qual curso fazer. O princípio em 2 Timóteo 2.15 de procurar "... apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.", veio do apóstolo Paulo, um dos maiores teólogos de todos os tempos. Este princípio é seguido com mais vigor, hoje, porque há muitas igrejas e denominações que não estão consagrando obreiros sem curso teológico.

Neste oceano de teologia, há peixes bons e ruins. Existem cursos bíblicos-teológicos de qualidade e aqueles que para nada servem. Como é que alguém interessado em fazer um curso teológico pode distinguir entre os dois? Oferecemos os seguintes critérios para avaliar os cursos que merecem sua atenção:


1. Conteúdo

Escolha um curso com a base doutrinária da sua igreja, porém, comece procurando um entre aqueles oferecido por sua denominação. É curso ou cursinho? Tem material didático de qualidade ou é composto de apostilas de apenas três ou quatro folhas por matéria? O conteúdo é rico biblicamente? Tem material discente como exercícios que levam o aluno a estudar, ou tem apenas um simples esboço? Este segundo tipo de curso tem a tendência de plagiar, que é ilegal conforme as leis de direitos autorais.


2. Nível

Desconfie quando um curso oferece um diploma de bacharel ou mestrado em curto prazo, quando o mesmo nível de curso de outras profissões exige, pelo menos, quatro anos de estudo. Tal curso é "fábrica de diplomas", ou produz formandos preparados e aprovados para fazer a obra do Senhor? A duração do curso dá tempo suficiente para o aluno absorver o material estudado, ou destaca o oferecimento de um diploma de alto nível em pouco tempo? Um bom curso vai produzir alunos com um conhecimento bíblico-teológico profundo. Isto não acontece da noite para o dia. A qualidade do curso se manifestará no ministério deles. É um curso oferecido por uma escola reconhecida ou por alguém desconhecido? Isto vai determinar o nível.


3. Custo

Se o custo for baixo demais ou alto demais, vai ver a fraqueza do curso e o motivo enganoso do fornecedor quando entrar na sala de aula ou receber o material didático. Um curso de qualidade fala por si mesmo em todos os aspectos. O aluno tem que pagar para receber qualidade mas não tanto que o curso é inacessível para a maioria dos alunos.


4. Resultados

Um curso de qualidade atrai os alunos e traz uma reputação confiável à escola. Ele se torna um curso apoiado por líderes conhecidos. Seus formandos se destacam na obra do Senhor como obreiros que conhecem a Palavra de Deus. Procure falar com alunos que já fizeram o curso e com seus pastores para saber dos resultados.


O IBP - Instituto Bíblico Pentecostal, com sua sede à Av. das Lagoas 1997, Gardênia Azul, e em todas suas unidades, oferece a você um maravilhoso Curso Básico e Bacharel em Teologia. Conosco, você terá todos os aspectos positivos apresentados acima. Venha para o melhor, venha para o IBP.


IBP, entre para aprender e saia para servir!


Posts Em Destaque
Posts Recentes